O lago Hillier se distingue dos outros pela sua alta concentração de sal e pela sua cor rosa.

Hoje você vai conhecer algo que parece mentira mas não é. Quando o assunto é o lago Hillier na Austrália (Hillier Lake) as coisas se tornam um tanto que… Estranhas. Se você procurar por ele em uma mapa impresso, ou em um Atlas, ele só vai ser um pequeno lago oval, sem nada demais, numa ilhazinha pequena que também não aparenta ter nada de interessante. Mas procure o mesmo lugar num mapa digital, parece que temos algo muito mais estranho do que imaginávamos…

A ilha do Lago Hillier era desconhecida até 1802Hillier Lake

Na costa sul da Austrália Ocidental, há uma cadeia de ilhas chamada Archipelago Recherche. O maior deles, Middle Island, é uma reserva natural desabitada coberta de densas florestas de eucalipto. As ilhas foram mapeadas pela primeira vez por Matthew Flinders, um explorador britânico que foi capitão do navio HMS Investigator. Em janeiro de 1802, Flinders desembarcou e subiu ao pico mais alto da ilha, que hoje leva o seu nome.

Uma nova perspectiva para o capitão Flinders.

Quando olhou para o nordeste, ele ficou surpreso ao ver “um pequeno lago de cor rosa“, como descreveu em seus arquivos. Chamou o lago incomum de William Hillier, um tripulante que morreu de disenteria enquanto o barco estava ancorado em Middle Island. Quando estudaram mais a fundo, a equipe descobriu que o lago rosa era quase tão salgada quanto o Mar Morto, e eles logo encheram seu navio com vários kilos de sal que foram retirados de suas margens.

Imagem aérea Lago Hillier

Imagem aérea do Lago Hillier

O Lago Hillier não é o único lago cor de rosa no planeta

O lago Retba, na costa do Senegal, compartilha da mesma estranheza colorida do lago Hillier. Por muitos anos, foi a linha de chegada da famosa corrida de Rally Dakar Rally, e ainda é frequentada por moradores locais que extraem o sal da água para fins comerciais.

Mas por que o lago é rosa?

O motivo da sua cor é a Duinella salina, uma espécie de algas que possuem um pigmento avermelhado, e se desenvolve facilmente em ambientes com poucos nutrientes e alta concentração de sal dando a ele a sua cor incomum. Outra coisa que ajuda na sua coloração são as bactérias do gênero Halobacterium.

Você pode nadar no Lago Hillier?

lago Hillier é o ponto mais visitado da ilha, onde a vista contrasta com a floresta e o mar. Quem visita

Lago Hillier

A quantidade de sal na água é tão grande que as pessoas boiam ao entrar no lago.

a ilha é normalmente deixado em Middle Island a partir de passeios de helicópteros ou navios de cruzeiro, e quem conhece o lago de perto diz que a água do lago é bem transparente, mas ainda sim muito rosa.

Mesmo em um copo ou balde, a tonalidade rosada da água permanece. Se você for a Middle Island, dê um mergulho no Lake Hillier. A água cor-de-rosa não é tóxica, e graças à sua salinidade extrema, você vai boiar como uma cortiça, pois a densidade da água é muito alta!